Skip to main content

Equality Now no Brasil: Fortalecendo Alianças para Mudanças Legais e Sistêmicas para Proteger Mulheres e Meninas da Violência

>>Read in English

Notícias animadoras do Brasil. Este mês, a Equality Now teve a oportunidade de fortalecer laços com aliadas da sociedade civil, integrantes do governo e membros do legislativo brasileiro em sua incansável busca pela igualdade e inclusão de mulheres e meninas.

Recentemente, nos reunimos com assessores parlamentares e aliados para apresentar a Equality Now e discutir padrões regionais e internacionais sobre violência sexual. Identificamos questões associadas a leis e práticas discriminatórias sobre violência sexual e destacamos a necessidade de mudanças no Brasil para garantir o acesso efetivo à justiça para as vítimas de violência sexual, tanto no âmbito legislativo quanto na implementação efetiva de protocolos e políticas.

Também nos reunimos com a Secretaria de Políticas Digitais do Governo Federal. Discutimos a importância de garantir os direitos humanos no mundo digital por meio de uma abordagem feminista e interseccional e o papel do Brasil como líder no Pacto Digital Global, apoiando uma lei modelo para combater a violência sexual digital na região.

Participamos ainda de um painel na Câmara dos Deputados do Brasil, organizado em colaboração com a Frente Parlamentar da Mulher Empreendedora, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e o Comitê Latino Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM)

Nesse evento, nossa diretora executiva, Mona Sinha, destacou a urgência e a importância da implementação de leis que promovam a igualdade de gênero no Brasil. Ela abordou questões cruciais como a violência contra as mulheres, a igualdade salarial, a sub-representação política das mulheres e a exploração sexual on-line. Em sua mensagem, ela instou o Brasil a priorizar o combate à desigualdade de gênero, implementar padrões internacionais de consentimento em casos de violência sexual, abordar práticas discriminatórias no local de trabalho e apoiar iniciativas como o Pacto Global Digital.

Esses eventos marcam um avanço significativo para a Equality Now em seu trabalho na América Latina, fortalecendo alianças no Brasil e avançando no esforço para promover mudanças legais e sistêmicas para garantir que mulheres e meninas vivam livres de violência.

SHARE THIS:

news and insights

Judgment Issued Against Bolivia for Sexual Violence Case at the Inter-American Court of Human Rights

On January 19, 2023, more than 20 years since she was first raped by her adult cousin, with the judgment from the the Inter-A...

READ MORE